Lamont Dozier, coautor de dezenas de hits para a Motown, morre aos 81 anos

0

Lamont Dozier, coautor de dezenas de hits para a Motown, morre aos 81 anos

Ao lados dos irmãos Brian e Eddie Holland, Dozier fez história

– Lamont Dozier, coautor de dezenas de hits para a Motown, morre aos 81 anos

Lamont Dozier, que formou com os irmãos Brian e Eddie Holland uma das mais bem sucedidas parcerias de compositores da história da música pop, morreu nesta segunda-feira aos 81 anos. A causa da morte não foi revelada.

Junto, o time Holland-Dozier-Holland compôs dezenas de sucessos para a gravadora Motown nos anos 60, incluindo mais de uma dezena de números 1. As Supremes foram as que mais se beneficiaram do talento do trio, mas Marvin Gaye, Martha and the Vandellas e os Four Tops também gravaram clássicos compostos por eles.

Smiley

Dozier era, ao lado de Brian o responsável pela parte instrumental das faixas, incluindo a produção. Eddie escrevia as letras e fazia os arranjos vocais. A lista de hits escritos por eles impressiona: “Baby Love“, “Where Did Our Love Go?“, “Back In My Arms Again“, “My World Is Empty Without You“, “You Can’t Hurry Love“, “You Keep Me Hangin’ On“, todas das Supremes, “Heat Wave” (Martha And The Vandellas), “Reach Out, I’ll Be There” e “Baby I Need Your Loving” (dos Four Tops) e “How Sweet It Is (To Be Loved by You)” (Marvin Gaye).

The Supremes

Holland-Dozier-Holland deixaram a Motown em 1969 insatisfeitos pela maneira como eram tratados pela companhia. Durante três anos eles não puderam usar seus nomes em nenhuma produção. Em 1969 eles lançaram seus próprios selos, O Hot Wax Music e o Invictus.
A empreitada pode não ter gerado muito dinheiro, em 1977 as companhias abriram falência, ou conseguido muitos sucessos nas paradas mas deixaram uma série de grandes álbuns e compactos para a história da soul music e, pelo menos, uma obra prima: “Band Of Gold” na voz de Freda Payne (1970).

Dozier deixou os irmãos Holand em 1974 e seguiu trabalhando sozinho – em 1989 “Two Hearts“, gravada por Phil Collins e composta pelos dois chegou ao topo da parada de singles dos EUA.

Smiley

Dozier voltou a se reunir aos seus antigos parceiros para compor as canções do musical baseado no filme “O Clube das Desquitadas”. A primeira versão da peça tinha apenas músicas novas. Versões posteriores incluíram também alguns dos clássicos do trio, mas as críticas negativas, ainda que o público tenha sido mais generoso, acabaram levando ao seu cancelamento antes dela chegar à Broadway. Dozier também gravou discos como cantor, sozinho ou em pareceria com Brian Holland.

Lamont Dozier, coautor de dezenas de hits para a Motown, morre aos 81 anos.


Patrocinado



Comente

Escorredor de Massa 24cm com Base e Alça - Inga

por R$ 21,51
(17% de desconto)
Avalições Positivas!

(17% de desconto)

NAS Synology Diskstation 4 baias DS920 sem discos

por R$ 5.786,36
(20% de desconto)
2.545 Avalições Positivas!

(20% de desconto)