Retrospectiva Vagalume 2021: O clipe do ano

0

Retrospectiva Vagalume 2021: O clipe do ano

Lil Nas X lançou um vídeo provocativo para o seu hit autobiográfico

– Retrospectiva Vagalume 2021: O clipe do ano

VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2021!

Este ano teve bons clipes lançados, mas um em especial deu o que falar. Não apenas por ser de um dos sucessos de 2021, mas por trazer um conteúdo provocante e que dividiu o público.

A produção do vídeo é uma das mais bem feitas do ano e já foi reconhecida em premiações e principalmente pelo público. No Youtube, o clipe de “MONTERO (Call Me By Your Name)” já ultrapassa a marca de 413 milhões de visualizações.

Mas, ao mesmo tempo, o vídeo foi bastante criticado por alas conservadoras, em especial nos Estados Unidos, devido a utilização de figuras bíblicas para tratar sobre o homossexualismo. Em passagens do clipe Lil Nas X interpreta diferentes personagens, como Adão, por exemplo.

Em um determinado momento do clipe, depois de ser julgado e punido, ele é mandado ao inferno e faz uma dança no colo de um personagem representando como o Satã. Esse material deixou parte da audiência incomodada, acusando o rapper de imoral e ofensivo às crianças.

Toda essa comoção serviu indiretamente para alavancar a popularidade do clipe e da música. Porém, todas as escolhas de imagem e roteiro não foram aleatórias ou com a simples intenção de provocar.

Em mais de uma oportunidade, o vídeo traz mensagens inseridas em rápidas cenas, que abordam a intolerância. No chão em frente ao trono do Satã, está escrita a frase “Damnant quod non intelligunt”, que significa “Eles condenam aquilo que não entendem”.

Em um press release, o rapper explica que na cena final do clipe, onde ele mata o Satã, há um significado profundo sobre o preconceito sofrido pela comunidade gay por anos. “(A cena) desmonta o trono do julgamento e punição que impediu muitos de nós de abraçar o nosso verdadeiro “eu” por causa do medo”.

Como já explicou em entrevistas, Lil Nas X disse que “MONTERO (Call Me By Your Name)” é uma carta para ele mesmo mais jovem, explicando porque decidiu tornar pública a sua homossexualidade e a importância disso para outras pessoas que acompanham o seu trabalho. Letra da música e imagens do clipe juntos dão ainda mais peso para o single do cantor, que foi um dos sucessos deste ano.

O reconhecimento veio em 2021 e pode continuar em 2022: neste ano ele venceu o prêmio de “Clipe do Ano” do VMA e ainda concorrerá ao próximo Grammy, na categoria de “Melhor Clipe”, como um dos favoritos.

PRÓXIMA CATEGORIA: A MÚSICA MAIS OUVIDA DO ANO

CATEGORIA ANTERIOR: OS HITS DO ANO

Retrospectiva Vagalume 2021: O clipe do ano.


Patrocinado



Comente