Nos 25 anos da morte de Renato Russo, relembre cinco clipes marcantes da Legião Urbana
Apesar de terem feito poucos vídeos, eles ajudam a contar a história da banda
– Nos 25 anos da morte de Renato Russo, relembre cinco clipes marcantes da Legião Urbana
Em seus 36 anos de vida, Russo viu a sua banda se tornar a maior do país em número de vendas e e ele alçado à condição de porta-voz de toda uma geração. Em vida, ele deixou um legado numeroso. Foram sete discos de estúdio com a Legião (o oitavo, “Uma Outra Estação” saiu postumamente) e mais dois discos solo, um com covers de músicas em inglês e outro em italiano.
Apesar desse sucesso todo, curiosamente, a banda nunca foi de fazer clipes. Nos anos 80, com poucos veículos para divulgá-los e verbas curtas, isso era até compreensível, mas a política se manteve também durante os anos 90, com a MTV já no ar.
O álbum “V” sequer teve um vídeo produzido para qualquer uma de suas faixas – o trio optou por fazer um “Acústico MTV” em seu lugar, e do seguinte, “O Descobrimento do Brasil”, apenas um foi feito, “Perfeição“, de longe o mais bem produzido deles.
“A Tempestade ou O Livro dos Dias” chegou às lojas semanas antes da morte do artista e, também não teve clipe para ajudar a divulgá-lo. Para marcar a data de hoje, selecionamos alguns desses poucos vídeos que ajudam a contar, de maneira obviamente incompleta, um pouco da história da Legião.
“Será” – 1985
O primeiro álbum da banda, chamado apenas “Legião Urbana”, teve o vídeo de seu primeiro sucesso, e um dos maiores da história da banda, imortalizado pela equipe da produtora “Olhar Eletrônico” – onde Fernando Meirelles e Marcelo Tas deram seus primeiros passos.
Apesar de simples, o vídeo capta de maneira sincera a banda nesse princípio de carreira e transmite a urgência que a música deles transmitia. Desse mesmo álbum também foi feito um vídeo para “Ainda É Cedo” e um para “Soldados“, produzido para ser exibido, uma única vez, no Fantástico.
“Tempo Perdido” – 1986
Esse clipe, o único oficial produzido para o best-seller “Dois”, foi bastante exibido nos programas de vídeos musicais na segunda metade da década de 80. De concepção econômica, mas muito eficiente, ele traz a banda tocando enquanto imagens de astros do rock em sua juventude são exibidas, Mick Jagger, David Bowie e Brian Wilson, dos Beach Boys, entre eles.
“Angra Dos Reis” – 1988
O terceiro álbum da banda, “Que País É Este”, era formado basicamente por canções mais antigas que, até então, não haviam sido gravadas. A faixa-título ganhou um “clipe do Fantástico” e “Eu Sei” e “Angra Dos Reis“, esse bastante poético, também viraram clipes para exibição mais ampla.
“Há Tempos” – 1989
Apesar de ter vendido muito e gerado inúmero sucessos, apenas a faixa de abertura de “As Quatro Estações” teve um clipe. “Há Tempos” periga ser o mais interessante entre todos os que eles fizeram para quem é verdadeiramente fã da banda e busca entender as referências de Renato, já que foi ele teve cenas gravadas em seu apartamento o que nos permite vislumbrar um pouco de sua biblioteca, com títulos sobre filosofia, cinema e, claro, música.
“Perfeição” – 1994
Apesar do tema urgente, e ainda atual, é engraçado ver que a banda criou um vídeo para “Perfeição”, de “O Descobrimento do Brasil” em um clima medieval. Além de ser muito mais bem produzido do que todos os anteriores, esse talvez seja o clipe em que eles mais parecem estar se divertindo em cena.
Nos 25 anos da morte de Renato Russo, relembre cinco clipes marcantes da Legião Urbana.
Patrocinado
Bota Cano Curto com Fivela e Zíper, Alice Monteiro (34, Marrom Claro)
por
Avalições Positivas!
Colchão Casal Espuma D33 138cmx188cm Supreme Gazin
por R$ 664,91
(15% de desconto)
10 Avalições Positivas!