Morre o produtor Martin Birch, que trabalhou com Iron Maiden, Black Sabbath e Deep Purple
Morto aos 71 anos, inglês deixou a indústria da música em 1992
– Morre o produtor Martin Birch, que trabalhou com Iron Maiden, Black Sabbath e Deep Purple
Birch deu início à sua carreira em 1969, trabalhando como engenheiro de som em álbuns de Fleetwood Mac, Jeff Beck Group e Deep Purple, com quem um forte elo foi forjado. Ele começou a trabalhar com o quinteto, em 1969, quando Ian Gillan e Roger Glover se juntaram à banda. O produtor fez a engenharia de discos clássicos como “In Rock”, “Machine Head” e “Burn” (esse já com David Coverdale e Glenn Hughes na formação, no lugar de Gillan e Glover).
O produtor trabalhou com a banda até 1975 e também em diversos projetos posteriores de seus integrantes , o Purple encerrou suas atividades em 1976, antes de retornar em 1984. O Rainbow, do guitarrista Ritchie Blackmore, e o Whitesnake de Coverdale tiveram seus discos produzidos por ele.
Quando Ronnie James Dio, que cantou no Rainbow, se juntou ao Black Sabbath, foi Birch quem produziu os álbuns que revitalizaram a banda: “Heaven and Hell” de 1980 e “Mob Rules” (1981). Ele ainda gravaria dois importantes discos do Blue Öyster Cult, antes de achar seus parceiros definitivos no Iron Maiden.
Birch começou a trabalhar com o grupo na época do segundo álbum deles, “Killers” de 1981, e seguiu ao lado de Steve Harris e cia. até 1992, produzindo assim, uma série de discos que se tornaram clássicos do heavy metal – “The Number Of The Beast”, “Piece Of Mind” e “Powerslave” entre eles.
O produtor deixou a indústria da música em 1992, logo depois de ter trabalhado pela última vez com o Maiden em “Fear Of The Dark”.
Morre o produtor Martin Birch, que trabalhou com Iron Maiden, Black Sabbath e Deep Purple.
Patrocinado
Tapete Passadeira Cozinha Mosaique Am 120x40 + 2 Capachos 60x40
por R$ 116,10
(22% de desconto)
50 Avalições Positivas!