5 dicas infalíveis para fazer as melhores fotos de divulgação artística
Para ser eficiente e eficaz, a divulgação artística tem como peças fundamentais o release bem escrito e as fotos bem clicadas. Neste post, nós vamos lidar com a questão que envolve a criação das fotos que você usa para divulgar a sua carreira.
As suas fotos são a sua imagem! É por meio delas que você dá o primeiro passo para apresentar seu trabalho aos profissionais da indústria musical. Pode parecer estranho, mas a alta qualidade de sua performance ou o esmero de sua produção musical não são elementos suficientes para fazer o seu trabalho circular entre produtores, divulgadores, radialistas, críticos, entre outros. Portanto, para o bem de sua carreira, tenha em mente a ideia de desenvolver intimidade com as lentes e câmeras! ? ?
Para dar uma iluminada nessa jornada, nós listamos aqui cinco dicas para que você tenha excelentes fotos de divulgação para sua carreira.
1. Escolha um bom cenário
A relação cenário x assunto fotografado deve dialogar em perfeita harmonia. Não faz muito sentido, por exemplo, suas fotos serem clicadas onde o local chame tanta (ou até mais) atenção do que você.
Portanto, por mais que sua cidade tenha belas paisagens naturais e monumentos, procure aproveitá-lo de maneira que que a foto tenha mais cenário do que personagem fotografado.
2. Cuidado ao posar contraluz
Inimigo número 1 das fotos de divulgação, o contraluz acontece quando o que está atrás do assunto fotografado está mais iluminado que o próprio assunto. Suponha que ao fazer uma foto em um ambiente interno, atrás de você tenha uma janela que mostra o ambiente externo. Como do lado de fora tende a estar muito mais iluminado, sua imagem na foto ficará muito escura ou o fundo da foto vai ficar estourado.
Outra condição do contraluz é quando a única fonte de luz está atrás da pessoa. Desta forma, o ideal é que a fonte de luz esteja atrás da câmera, iluminando o assunto fotografado de frente.
3. O foco é você!
Você é o principal assunto da foto de divulgação! Por isso, é importante que a sua imagem apareça no primeiro plano e bem enquadrada. Evite espaços desnecessários sobrando no topo e/ou no rodapé da imagem.
A altura da câmera com relação ao assunto também é importante, na maioria dos casos, o ideal é que ela esteja alinhada com seu rosto.
4. Siga a “regra dos terços”
De acordo com essa regra, uma imagem é dividida em duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Os quatro pontos de interseção dessas quatro linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Desta forma, manter o assunto em algum desses pontos chamará mais a atenção, ou seja, o assunto centralizado nem sempre rende uma foto mais equilibrada.
Se você for um artista solo, o interessante que você ocupe um terço da imagem. Se você fizer parte de uma banda, o ideal é que os integrantes elaborarem uma disposição para que todos apareçam “bem na foto”.
5. Mantenha suas fotos atualizadas
Lembre-se que além das mudanças naturais que o tempo provoca, é comum o artista mudar o look e o figurino. Por isso, se você já tem um certo tempo de estrada, é interessante você fazer sessões de fotos de divulgação com certa frequência. Pode ser a cada disco, ou a cada turnê ou até mesmo a cada lançamento. Lembre-se que não pega bem o contratante divulgar o seu show com fotos de como você era no início da carreira.
Curtiu as dicas, amigo leitor? Com esses cinco passos, você vai conseguir dar uma caprichada ainda maior nas suas fotos de divulgação! Lembre-se que sua imagem é a primeira ideia que os profissionais da indústria compram sobre o seu trabalho.
Sucesso e bons cliques! ? ? ⭐
5 dicas infalíveis para fazer as melhores fotos de divulgação artística
Patrocinado
Pulseira para Mi Band 7 Xiaomi Kit com 8 unidades + Película
por R$ 69,90
(29% de desconto)
24 Avalições Positivas!