Playlist relembra grandes momentos do segundo Rock in Rio com Guns N’ Roses, Prince e mais!
– Playlist relembra grandes momentos do segundo Rock in Rio com Guns N’ Roses, Prince e mais!
Por outro lado, o festival ajudou, e muito, na explosão do rock brasileiro que se veria a partir de 1985 e teria o seu auge no ano seguinte, com Titãs, RPM, Legião Urbana e os Paralamas do Sucesso (estes últimos os únicos que tocaram no primeiro Rock in Rio) elevando, e muito, o nível artístico e comercial da nossa música jovem.
Ainda assim, só tivemos outro grande festival em 1988, ano do Hollywood Rock, que trouxe ao país, entre outros, Pretenders, Simple Minds e Duran Duran e consagrou os Titãs como grande banda ao vivo, com um show que foi tido como o melhor de todo o evento.
O segundo Rock in Rio de cara pareceu um pouco menos charmoso que o primeiro por ter sido feito no estádio do Maracanã e não na Cidade do Rock. A escalação também se mostrava mais aberta e prenunciava a mistura de estilos que veríamos dali para a frente. Tivemos muito rock é claro, mas também uma boy band (O New Kids On The Block, na época um dos maiores nomes da música pop), o rap do Run DMC, a dance music do Deee Lite e Information Society, o indie dos Happy Mondays (que acabaram tocando depois da atração principal do dia, o A-Ha) e o reggae de Jimmy Cliff.
O Maracanã recebeu ainda duas grandes instituições do heavy-metal – o Judas Priest e o Megadeth – dois veteranos de Woodstock, com Joe Cocker e Santana e, claro, aquela que era uma das maiores bandas do planeta em um ponto fundamental de sua carreira. O Guns N’ Roses chegou ao país meses antes de lançar os aguardados dois volumes de “Use Your Illusion”, e usaram o festival para tocar pela primeira vez algumas músicas que se tornariam clássicas da banda no futuro, como “You Could Be Mine“.
Teve mais? Sim, Billy Idol, INXS, George Michael e Prince representaram, cada um ao seu modo, diferentes facetas da música dos anos 80, e vimos também aquela banda que ninguém conhecia muito bem e saiu de lá consagrada, dando início a um caso de amor com o Brasil que dura até hoje: o Faith No More.
Do lado brasileiro o festival acabou mais lembrado pelo show furioso, e curto do Sepultura, que começava a ganhar o resto do planeta, e também pelo “não-show” de Lobão que, assim como havia acontecido com Erasmo Carlos seis anos antes, acabou sofrendo na mão dos fãs de heavy-metal (ele abandonou o palco depois de apenas uma música debaixo de vaias e uma chuva de objetos que foram arremessados no palco, como pode ser visto aqui).
A playlist abaixo traz 11 momentos inesquecíveis desse segundo Rock in Rio. Veja e curta também a playlist que relembra o Rock in Rio de 1985!
Joe Cocker – “With A Little Help From My Friends“
Prince – “Purple Rain” (apenas o áudio)
Santana – “Oceano” (com Djavan)
Billy Idol – “Rebel Yell“
Guns N’ Roses – “Sweet Child O’ Mine“
Titãs – “Lugar Nenhum“
Sepultura – “Inner Self“
Judas Priest – “Living After Midnight“
George Michael – “Careless Whisper“
A-Ha – “Take On Me“
Playlist relembra grandes momentos do segundo Rock in Rio com Guns N’ Roses, Prince e mais!
Patrocinado
Multimóveis Bau Caixa Organizadora Branco
por R$ 159,40
(20% de desconto)
13 Avalições Positivas!