Descoberta gravação que mostra os Beatles discutindo o seu futuro pós-“Abbey Road”

0

Descoberta gravação que mostra os Beatles discutindo o seu futuro pós-“Abbey Road”

Historiador ouviu fita em que os integrantes discutiam o futuro da banda

– Descoberta gravação que mostra os Beatles discutindo o seu futuro pós-“Abbey Road”

Um dos maiores especialistas em Beatles no mundo, se não o maior, descobriu uma gravação que pode mudar totalmente a visão que se tinha, até aqui, dos derradeiros anos da banda. Mark Lewisohn, que está escrevendo a biografia definitiva do quarteto, escutou uma fita que mostra John Lennon, Paul McCartney e George Harrison discutindo os próximos planos da banda. Ringo Starr não estava presente por estar no hospital tratando de um problema intestinal. O registro foi feito há 50 anos, em 8 de setembro de 1969.

Sempre se acreditou, através de inúmeras biografias e textos históricos, que o álbum “Abbey Road“, lançado em 26 de setembro daquele ano, foi concebido como um disco de despedida e que a ideia era a de que eles iriam se separar deixando um último grande trabalho como legado. Mas talvez não tenha sido bem assim.

Na fita, os três falam sobre os planos para a gravação de um single para ser lançado no natal daquele ano e também de um novo álbum que, como se sabe, nunca foram feitos (“Let it Be“, o último disco da banda que chegou às lojas, na verdade foi gravado antes de “Abbey Road“).

O trecho mais fascinante, é o que mostra Lennon, geralmente tido como o grande responsável pela separação, sugerindo que todos eles mostrassem músicas que se candidatariam a ser lançada em compacto. Mais interessante ainda, é o trecho em que ele sugere uma nova fórmula para o tal próximo trabalho, com ele, Paul e George escrevendo cada um quatro músicas, e Ringo duas, caso ele assim desejasse. O guitarrista também se mostra favorável a que, a partir desse momento, o compositor individual da canção fosse identificado nas músicas da parceria Lennon e McCartney – como se sabe, muitas das canções da banda foram assinadas pela dupla, mas escritas apenas por um deles.

The Beatles

A gravação também mostra, que o clima ali, também já não era mais o de amizade. Em um momento Paul fala que “até este álbum, eu nunca achei as músicas de George muito boas”. Harrison havia acabado de colocar “Something” e “Here Comes The Sun” no mais recente álbum, mas já havia dado provas de seu talento anteriormente, vide “Taxman“, “If I Needed Someone” e, principalmente, “While My Guitar Gently Weeps“. Harrison responde que é tudo questão de gosto e que muita gente gostava de suas composições.

Lennon também sugere que o grupo deveria gravar apenas músicas que todos concordassem ser boas e que Paul deveria dar composições suas como “Maxwell’s Silver Hammer“, que nenhum dos outros três gostava, para outros artistas gravarem. Paul simplesmente fala que gravou a faixa porque gostava dela. Ou seja, o fato é que no fundo, eles estavam tendo mais e mais dificuldades de trabalharem em conjunto.

A dissolução dos Beatles se deu em 31 de dezembro de 1970, quando Paul McCartney entrou com uma ação para colocar um fim na parceria contratual da banda.

Descoberta gravação que mostra os Beatles discutindo o seu futuro pós-“Abbey Road”


Patrocinado



Comente