Raro EP de Cartola é disponibilizado nas plataformas de streaming. Ouça!
Compacto com 4 músicas saiu quando o cantor e compositor tinha 56 anos e uma década antes do primeiro LP do sambista
– Raro EP de Cartola é disponibilizado nas plataformas de streaming. Ouça!
A história de Cartola é das mais fascinantes da música brasileira. O cantor e compositor nascido em 1908 escreveu sambas de sucesso que foram gravados por nomes como Aracy de Almeida, Carmen Miranda e Francisco Alves nas décadas de 30 e 40.
Problemas pessoais e de saúde o levaram a abandonar a música até ele ser redescoberto, lavando carros!, pelo escritor e cronista Sergio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, em 1956. A partir dali, a vida do compositor começou a mudar, com novas gravações de suas músicas e a abertura do restaurante Zicartola em 1963.
Ainda assim, a carreira como cantor demorou a engrenar. O compacto duplo, que agora foi relançado, traz duas canções dele que, hoje, são clássicos incontestáveis do samba, “O Sol Nascerá” e “Amor Proibido“, e mais duas onde ele é apenas intérprete, “Bobagem” e “Não Quebre o Meu Tamborim“.
Cartola só voltaria a aparecer em um disco de vinil em 1968 quando sai o antológico “Fala Mangueira”, ao lado de Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho e outros.
O primeiro disco solo só chegou às lojas em 1974 quando ele já tinha 66 anos. Tanto este, quanto o trabalho seguinte, de 1976, são considerados marcos da história da nossa música. O sambista, nascido, Angenor De Oliveira, ainda gravaria mais dois LP antes de morrer aos 72 anos em 30 de novembro de 1980.
Ouça:
Raro EP de Cartola é disponibilizado nas plataformas de streaming. Ouça!.
Patrocinado
Seleção de Acessórios para Instrumentos de Corda
por R$ 22,90
(6% de desconto)
214 Avalições Positivas!