Escute 5 discos fundamentais de Elza Soares
Gravações da cantora se estenderam por quase 60 anos
– Escute 5 discos fundamentais de Elza Soares
Abaixo listamos cinco discos fundamentais na trajetória da cantora, que morreu nesta quinta-feira, aos 91 anos. Essa é apenas a ponta do iceberg. Quem se embrenhar na discografia da cantora, toda disponível nos serviços de streaming, terá várias horas da melhor música brasileira que se pode ouvir.
“Se Acaso Você Chegasse” – 1960
Lançado em 1960, a estreia de Elza mostrava uma artista de voz diferenciada cantando sambas com a pegada samba-jazz que marcava a época. “Se Acaso…” é daqueles discos que se escuta com prazer até hoje e que se quer reouvir tão logo ele termina – até porque as suas 12 faixas passam voando em meros 25 minutos.
“Baterista: Wilson das Neves” – 1968
Oito anos depois, é fascinante ver o quanto Elza tinha evoluído. Sua voz soa mais segura e já tem o timbre a que iríamos nos acostumar por anos e anos. Ela também reconheceu que o baterista Wilson das Neves, verdadeiro gênio das baquetas morto em 2017, havia trazido um suingue único para o álbum, considerado um dos melhores e mais importantes já feitos no Brasil, a ponto de colocar o nome dele no título do LP e também na foto da capa.
Outro disco curtinho, ele tem versões excelentes para standards como “Garota de Ipanema” e “Saudade da Bahia“. É interessante também comparar a sua evolução artística ao ouvir as regravações de “Mulata Assanhada“, “Teleco Teco N°2” e “Se Acaso Você Chegasse“. Isso, e claro, o duelo entre ela e o baterista em “Deixa Isso Pra Lá“, a mesma que se tornou a marca registrada de Jair Rodrigues.
“Elza Pede Passagem” – 1972
Com uma das grandes capas já feitas no país, Elza aqui se mostra totalmente entrosada com os anos 70, em um trabalho com muito balanço e músicas de um time de respeito: Antonio Carlos e Jocafi, Jorge Ben, Toquinho, Zé Rodrix e João Nogueira foram gravados, sempre com o estilo pessoal da artista, aqui.
“Do Cóccix Até O Pescoço” – 2002
A vida de Elza nunca foi uma mar de rosas. Quem leu a biografia de Zeca Camargo (“Elza Comum” de 2018) ou “A Estrela Solitária” de Ruy Castro sobre seu ex-marido Garrincha que o diga. Mas ela sempre soube dar a volta por cima, mesmo nos momentos mais complicados, como nos anos 80 e 90 décadas em que ela gravou pouquíssimo.
Soares também nunca se furtou a unir-se a novos nomes. Prova disso é este trabalho de 2002 que a apresentou a uma nova geração e trouxe a cantora mostrando desenvoltura em ritmos mais modernos em faixas com influência do funk e rap. Isso enquanto, ao mesmo tempo, emocionava em canções mais tradicionais como o lindo chorinho “Bambino“.
“A Mulher Do Fim Do Mundo” – 2015
Em uma guinada surpreendente, Elza Soares encerrou sua carreira de uma maneira totalmente inesperada e radical. Trabalhando com nomes da nova música de vanguarda paulistana, como o guitarrista Kiko Dinucci, a cantora lançou um trio de discos que foram merecidamente elogiados e que renderam shows emocionantes, em que ela, impossibilitada de ficar em pé cantava sentada como uma rainha em seu trono.
Até porque era assim que ela era vista: como muito mais que uma cantora, e sim um verdadeiro ícone da nossa história moderna, uma fonte de inspiração e um símbolo de feminilidade, negritude e resistência.
“A Mulher do Fim do Mundo” (2015), “Deus É Mulher” (2018) e “Planeta Fome” (2019) formam uma trilogia única na nossa música e que ainda será bastante estudada, mesmo que eles não tenham sido unânimes quando de seus lançamentos – a atmosfera claustrofóbica, quase noisy, de fato, podem incomodar especialmente os fãs dos discos da cantora nos anos 60 e 70.
Escute 5 discos fundamentais de Elza Soares.
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