Ranchera

0

A ranchera é um gênero musical popular e folclórico do México. Ainda que intimamente associada aos mariachi, que evoluiram em Jalisco no período pós-revolução mexicana, as rancheras também são executadas por grupos chamados conjunto norteño ou banda duranguense . A ranchera, emanada do meio rural, foi considerada como reação ao gosto aristocrático, tornando-se um símbolo de nacionalidade mexicana.

Entre os maiores nomes da ranchera estão Vicente Fernández, Lola Beltrán, Rocío Dúrcal, Juan Gabriel, Pedro Infante, Jorge Negrete e Javier Solís. Os compositores mais populares incluem Lucha Reyes, Cuco Sanchez, Felipe Valdez, Antonio Aguilar e José Alfredo Jiménez.

Os ritmos podem ser em 3/4, 2/4 ou 4/4, refletindo, respectivamente, os tempos da valsa, da polca e do bolero. As canções consistem em uma introdução instrumental, verso e refrão, parte instrumental repetindo o verso, um outro verso seguido e um refrão final. Os instrumentos são violão(s), violinos, trompetes, e/ou acordeons.

O padrão musical normal das rancheras é a/b/a/b, ou seja, uma introdução instrumental (a), o verso inicial (b), entremeado por adornos instrumentais que podem interrompe-lo, seguido por nova instrumentalização exclusiva do tema (a) e finalmente novos versos adornados instrumentalmente (b).

Um gênero muito aproximado é o corrido, que são baladas contendo baladas épicas sobre heróis, tocado pelos mesmos grupos que tocam rancheras. Existe o ‘Corrido de Chihuahua’ e o ‘Corrido de Monterrey’, que são considerados rancheras, apesar do nome.

A palavra ranchera deriva de rancho, apontando a sua origem rural. Por vezes, as rancheras são apresentadas por conjunto denominados norteños (nortenhos).

Você conheceu um pouco mais sobre o Estilo Musical Ranchera.


Patrocinado